quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Novo começo

Ano novo, tratamentos novos.
Ontem fui à clínica do Dr. Bernardo para fazer a minha sessão de infiltração.
Antes da fatídica “sessão de tortura” passei com a nutricionista, que me deu algumas dicas importantes do que posso ou não comer. Alguns alimentos estão definitivamente fora do meu novo cardápio. São eles: embutidos em geral (salame, linguiça, salsicha, etc.); frutos do mar; abacate; soja; entre outros que não fazem bem para ninguém, como gordura trans, carnes gordas e frituras, por exemplo.
Fiquei um pouco surpresa com “abacate” e “soja”, mas a doutora me explicou que esses alimentos têm o poder de produzir muito colágeno. E como eu tenho queloide, para onde iria esse colágeno? Exatamente, para as cicatrizes. Portanto, enquanto eu estiver tratando esse problema, nada de abacate ou soja e seus derivados.
O que eu vou precisar consumir e não tinha o hábito é a farinha de semente de linhaça – 2 colheres (sopa) por dia. Além disso, preciso ingerir pelo menos 2 porções de frutas e 2 de vegetais folhosos por dia (vitamina C, vitamina A e antocianinas). E, claro, muita água! Mas com o tanto de comprimido que estou tomando por dia, é impossível não consumir muita água...


Outra coisa interessante que a nutricionista me disse é que eu preciso deixar de lado as panelas e formas de alumínio, pois o alumínio acaba entrando no nosso corpo e o organismo não sabe o que fazer com ele. Às vezes ele é simplesmente eliminado, mas em alguns casos, não. Então o ideal é usar vidro ou teflon.

Bom, e finalmente chegou a hora das infiltrações. Eu estava tensa, muito tensa. A lembrança daquelas primeiras infiltrações ainda era recente, e no momento em que deitei naquela maca era como se eu ainda pudesse sentir toda a dor.
Não vou dizer que não senti nada, porque estaria mentindo. A própria anestesia já causa um desconforto grande. Mas, por outro lado, não foi nada comparado ao que senti anos atrás. O tempo que permaneci na sessão, entre anestesia e infiltração, foi mais ou menos meia hora. Quando cheguei em casa o efeito da anestesia já estava passando, e eu comecei a sentir um ardor, mas nada insuportável. Hoje há algumas marcas roxas nos locais da infiltração, mas não está doendo nada...
A partir de hoje começarei a dormir toda noite com as placas de gel (silicone) e a malha compressora. Semana que vem começarei o tratamento de eletroterapia + fono. Volto em breve para contar os resultados.

2 comentários:

Nanda disse...

Marcela vc tem instagram?

Marcela disse...

Tenho sim. @maeriponga (Marcela Almeida Fregonezi).